O teu futuro começa aqui...

Você está aqui  >  Notícias  >  Notícias  >  ISAL ensino superior

ISAL ensino superior

O ISAL, sempre leal à sua política de proporcionar umensino superior de qualidade e de interesse relevante para o desenvolvimento regional perspectivando o mercado de trabalho e a empregabilidade sustentável, vai prosseguir com as suas licenciaturas: “Gestão de Empresas”, “Turismo”, “Organização e Gestão Hoteleira” e “Contabilidade e Finanças”.

O ISAL fortalece, assim, um envolvimento cada vezmais forte como mundo empresarial, visando que os saberes produzidos possamser colocados à disposição da sociedade e seu consequente desenvolvimento económico e social. É vital rentabilizar e ampliar os conhecimentos acumulados, que uma instituição de ensino superior, como o ISAL, pode proporcionar. Esta vertente de usar, ISAL de uma forma racional e pragmática, os conhecimentos obtidos é, sem dúvida, um dos desafiosmais estimulantes que o ISAL prossegue. Desde 1989, data em que o ISAL iniciou as suas actividades conducentes à formação de nível superior na Ilha da Madeira, enquadrando-se como instituição de ensino politécnico, isto é, mais vocacionada para a ligação da escola com o universo empresarial, que se encontram traçados os seus grandes objectivos divididos em duas vertentes fulcrais de ensino superior, nomeadamente: turismo e gestão.

O ISAL, desde 2006, na linha de continuidade com a sua principal vocação, o ensino superior, e no âmbito da sua política convergente com as necessidades regionais, temdesenvolvido pós-graduações nas seguintes áreas: “Direcção Hoteleira”, “Banca, Seguros eMercados Financeiros”, “Gestão” e “Qualidade, Ambiente e HACCP”. Para o presente ano lectivo, a oferta de pós-graduações centrou- se no lançamento da pós-graduação em “Gestão e Políticas Públicas”, a qual se encontra a decorrer. No início do mês de Junho arranca a pós-graduação em “Direcção Hoteleira” que permite ser reconhecida pelo Turismo de Portugal, I.P. para efeitos de acesso ao título profissional de Director(a) de Hotel, cumpridos que estejam os demais requisitos previstos no Decreto-Lei nº 271/82, de 13 de Julho, alterado pelo Decreto-Lei nº 148/2006, de 1 de Agosto.

As pós-graduações do ISAL enquadram- se num projecto ambicioso, que pretende ir de encontro às necessidades permanentes de actualização de conhecimentos e de desenvolvimento de competências operacionais, profissionais e pessoais. Pretende, também, trazer de volta ao ISAL, antigos alunos que, já estando perfeitamente enquadrados na vida activa, ainda vêemnesta instituição a sua fonte de conhecimento e saber. O ISAL continua empenhado em corroborar os desígnios de Bolonha. Mantém a sua estratégia e persiste no estudo da viabilidade de desenvolver a sua actividade nas vertentes da gestão e turismo e quais as suas subáreas a privilegiar, para a obtenção do grau de licenciado. Cumprir este propósito é o nosso objectivo enquanto responsáveis, no plano do ensino superior, para o desenvolvimento de vontades, motivações e saberes.

O ISAL reconhece ter um longo caminho a percorrer, para o qual conta com o envolvimento activo de todos os intervenientes, para alémde novas medidas estratégicas que encerram uma forte aposta nas pós-graduações e num horizonte futuromais alargado, com a abertura de segundos ciclos de estudos, a saber: mestrados.

Consulte o artigo em PDF

 

Fonte: DN