O meu futuro começa aqui...

Você está aqui  >  Notícias  >  Notícias  >  ISAL 30 anos de história

ISAL 30 anos de história

O ISAL é sem dúvida uma instituição que, com 30 anos de história, continua a terum envolvimento forte comomundo empresarial, visando que os saberes produzidos possam ser colocados à disposição da sociedade e seu consequente desenvolvimento económico e social. Enquadra-se como instituição de ensino politécnico vocacionada para a ligação do ensino com o universo empresarial.

ISAL nasceu há 30 anos, altura em que foram criadas outras instituições de Ensino e Formação Profissional em Lisboa, que viriam a desenvolver sinergias determinantes para a organização e instalação do ISAL na Madeira. Em 1984, a Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira concedeu autorização de funcionamento a este Instituto. Nascendo, assim, a primeira instituição privada com cursos pós-secundários na Região. A criação e o funcionamento do ISAL, encontram-se autorizados pelo competente Ministério que, em 1989, reconheceu o Instituto Superior de Administração e Línguas (Portaria n.º 801/89), aprovou os seus planos de estudos de ensino superior particular e procedeu ao reconhecimento do valor dos diplomas conferidos pelos cursos neleministrados. Em 2004, o ISAL atingiu outro grande objectivo: a inauguração das suas novas instalações, na Rua do Comboio, disponibilizando um espaço moderno e equipado com a mais alta tecnologia para o ensino. O ano de 2005 também permanecerá na nossa memória: o ISAL recebeu autorização de funcionamento da sua primeira licenciatura. Pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira é criada uma Licenciatura em Turismo. Em 2007 mais um marco: todas as licenciaturas que o ISAL desenvolve, “Gestão de Empresas”, “Turismo”, “Organização e Gestão Hoteleira” e “Contabilidade e Finanças”, foram aprovadas pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior (Despacho nº2457/2007, 19 de Fevereiro) em conformidade com o Processo de Bolonha.

Na linha de continuidade com a sua principal vocação, o ensino superior, e no âmbito da sua política convergente com as necessidades regionais, o ISAL tem desenvolvido, desde 2006, pósgraduações nas seguintes áreas: “Direcção Hoteleira”, “Banca, Seguros eMercados Financeiros”, “Gestão”, “Qualidade, Ambiente e HACCP” e “Gestão e Políticas Públicas”. No presente ano lectivo, a oferta de pós-graduações centrou-se no lançamento da nova pósgraduação em “Gestão de Unidades de Saúde e Instituições Sociais”, a qual se encontra a decorrer. Para breve mais novidades serão lançadas.

Já a partir de Setembro, o ISAL renova a aposta nos CET– Cursos de Especialização Tecnológica – e as candidaturas já se encontram abertas. Os cursos disponíveis para técnico especialista correspondem às seguintes áreas: turismo ambiental, secretariado de direcção e comunicação empresarial, gestão administrativa de recursos humanos e gestão comercial. Esta é uma formação pós-secundária não superior que visa conferir qualificação profissional de nível IV. A sua metodologia pedagógica permite dotar os formandos de competências e qualificações emergentes e obter algumas equivalências através dos créditos atribuídos às unidades de formação, isto no caso de pretenderem prosseguir os seus estudos no ensino superior. Pretendemos, pois, formar jovens com valias técnicas e tecnológicas em áreas transversais aos diferentes sectores de actividade existentes na RAM.

O ISAL entendeu ser importante agilizar o ingresso no ensino superior através da atribuição de créditos às unidades de formação e respectivas equivalências às disciplinas das licenciaturas, mas, por outro lado, tem também o dever de contribuir para a qualificação daqueles que não pretendam prosseguir por estudos superiores.

Consulte o artigo em PDF

 

Fonte: DN