O meu futuro na Madeira


3ª Edição da "Erasmus+ Staff Training Week"

 

O ISAL tem a honra de realizar a terceira edição da “Erasmus+ Staff Training Week” que decorrerá de 3 a 7 de setembro do corrente ano.
A primeira edição decorreu no ano 2016 tendo o ISAL sido pioneiro na realização deste tipo de atividades na região.  
Este evento é dirigido a colaboradores do Gabinete de Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior da Europa, podendo participar docentes e não pessoal não docente.  
A sessão de abertura ocorrerá no dia 3 de setembro às 10h no auditório do ISAL e contará com a presença de 30 participantes, provindos de 14 Países Europeus, que representam 23 universidades europeias.
O objetivo principal desta iniciativa é a troca de boas práticas relativas ao Programa Erasmus+, permitindo aos participantes melhorar as suas competências profissionais,  aumentar a sua capacidade para desencadear mudanças em termos de abertura internacional e modernização, adquirir uma maior compreensão entre a educação formal e não formal, formação profissional e o mercado de trabalho, melhorar qualidade de trabalho e atividades a favor dos estudantes, compreender a capacidade de resposta à diversidade social, linguística e cultural.
Tem sido registado um aumento significativo dos participantes e das Instituições de Ensino Superior parceiras nas Erasmus Staff Training Week.
Na primeira edição (2016) participaram apenas 5 Universidades e 12 participantes, numero que aumentou exponencialmente para o ano 2017 (cerca de 117%). Crescimento que se manteve na ordem dos 15,38% para a 3ª edição de 2018.
O ISAL faz coincidir sempre estas semanas Erasmus com épocas festivas regionais, por forma a promover a Ilha. Na 1º edição fez coincidir com a festa da flor, na 2º edição com a Semana do Carnaval, e nesta 3ª edição com o Festa do vinho. 
O ISAL com esta semana pretende consolidar os laços institucionais com as IES (Instituições de Ensino Superior) parceiras.
O programa para esta 3ª Edição semana inclui a apresentação das diversas instituições participantes, a partilha de experiências, a troca de boas práticas, debates temáticos e networking.
A par das atividades de cariz profissionais, vão participar em atividades lúdicas, tendo o ISAL escolhido esta data de modo a que os representantes possam vivenciar o Festival do Vinho da Madeira. A edição anterior teve lugar durante as celebrações do Carnaval, fomentando desta forma os diversos eventos turísticos da região. 
A “Erasmus+ Staff Training Week” decorrerá num ambiente multicultural e de aprendizagem entre pares, proporcionando uma excelente oportunidade de criação de valor pessoal e profissional para cada um dos participantes.