O teu futuro começa aqui...

Introdução

 

Na sequência da criação do Grupo de Investigação em Turismo Sustentável, em 2019 a criação da Linha de Investigação: Turismo Sustentável, Hotelaria e Cluster do Turismo, visa promover a promoção da investigação em várias áreas do Turismo e da Hotelaria, nomeadamente ao nível da sustentabilidade no turismo, considerando o papel relevante desempenhado pelo sector hoteleiro e na sua integração no Cluster do turismo. 

Deste modo, a linha de investigação Turismo Sustentável, Hotelaria e Cluster do Turismo, vem ampliar e introduzir um carácter multidisciplinar e transversal, relativamente à investigação em Turismo, no ISAL.Com esta linha de investigação pretende-se promover o desenvolvimento da investigação em Turismo, contribuindo para a excelência do processo de ensino- aprendizagem no ISAL.

 

Coordenador de Linha

O coordenador desta linha de investigação é a Mestre Cristina Abreu (Doutoranda Tourism Management).

BIOGRAFIA: Bióloga, Mestre em Destinos Turísticos Sustentáveis e Planificação Turística Territorial, com experiência em docência ao nível superior, secundário e técnico-profissional, incluindo a supervisão de teses de Mestrado e trabalhos finais de Licenciatura. Docente Especialista em Ambiente, pela Ordem dos Biólogos. Doutoranda em Tourism Management pelo ISCTE/IUL. Atualmente, desenvolve investigação no âmbito do Turismo Sustentável e do Turismo de Natureza, com apresentação de trabalhos em congressos. Como bióloga, desenvolve investigação no âmbito da Malacologia Terrestre, nomeadamente em S. Tomé e Príncipe e no arquipélago da Madeira, onde é a responsável pelo Instituto Português de Malacologia/Madeira. Competências e experiência como líder de projetos e membro de equipas de investigação, ao nível nacional e internacional. Membro da equipa de implementação e submissão de processos de candidatura a Reservas Mundial da Biosfera da UNESCO, em Portugal e vários países Africanos. Auditora de Sistemas de Gestão e Certificação em turismo, ambiente e sustentabilidade. Membro de várias associações socioprofissionais nacionais e internacionais. Possui várias publicações científicas com peer-review, na área da Malacologia e do Turismo, assim como responsável por vários capítulos de livros, publicações em revistas de divulgação e participação em programas de divulgação televisiva.

Contacto: cristina.abreu@isal.pt

Missão

 

 

A linha de investigação em Turismo sustentável, Hotelaria e Cluster do turismo tem por missão criar e transmitir conhecimento científico de acordo com os mais altos padrões nacionais e internacionais, nas diferentes áreas do Turismo, contribuindo para o avanço da sociedade. 

Objetivos

 

 

Esta linha de investigação tem os seguintes Objetivos Gerais:

 

  • Fomentar a investigação na área do Turismo de uma forma transversal
  • Promover a investigação segundo os mais altos padrões nacionais e internacionais
  • Contribuir para um conhecimento científico de alta qualidade
  • Promover a investigação no quadro do ensino ao nível das Licenciaturas e Pós-Graduações de nível nacional e internacional

 


Objetivos Específicos

 

 

Esta linha de investigação tem os seguintes objetivos específicos:

  • Compreender a importância do Turismo Sustentável na RAM
  • Desenvolver soluções para os problemas corporativos relacionados com o turismo sustentável e hotelaria
  • Estabelecer parcerias com os atores relevantes no domínio do turismo sustentável e da hotelaria a nível regional, nacional e internacional
  • Promover o conhecimento ao nível da hotelaria na RAM
  • Potenciar a competitividade do destino Madeira através do Cluster do Turismo