O meu futuro começa aqui...

Introdução

A linha de investigação Competitividade, Inovação e Empreendedorismo visa incentivar o empreendedorismo, a competitividade e a inovação das pequenas empresas e do destino turístico, através de diferentes abordagens e perspetivas, contribuindo para uma sociedade empreendedora e competitiva, essencialmente neste sector do turismo de especial importância para a RAM. A importância da investigação científica e criação de massa critica em turismo é uma lacuna na região em que a instituição se insere, por isso importa refletir, investigar e contribuir de modo a que se possa melhorar esta lacuna. 
Na sequência da criação da linha de investigação em competitividade, inovação e empreendedorismo, esta visa promover a promoção da investigação em várias áreas científicas ligadas ao sector do Turismo e da Gestão. Esta linha de investigação visa fomentar e incentivar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade quer nas instituições regionais quer nas empresas do sector, através de abordagens e perspetivas, contribuindo para uma sociedade empreendedora e competitiva, essencialmente neste sector que é o do turismo de especial importância para a RAM.


 

Coordenador de linha

O coordenador desta linha de investigação é o Prof. Doutor Sérgio de Jesus Teixeira.
BIOGRAFIA: É Professor Adjunto no ISAL-Instituto Superior de Administração e Línguas da Madeira. É Doutor em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI), Mestre em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) onde também se Licenciou em Turismo. É membro integrado do Centro de Investigação em Ciências Empresariais do NECE-UBI, Colaborador do CITUR em Portugal. Sua investigação é essencialmente na área do Turismo, Competitividade, Inovação, Empreendedorismo, Estratégia, Negócios, Economia e Gestão. É autor de várias publicações científicas indexadas a ISI e SCOPUS onde apresentou também vários estudos em conferências internacionais. É membro do editorial de várias revistas científicas uma delas a Management Decision e revisor científico de mais de 15 revistas científicas indexadas na WoS, quer da área da gestão quer do turismo.

Contacto: sergio.teixeira@isal.pt


Sérgio Teixeira

Missão

A principal missão desta linha prende-se com os seguintes aspetos:

• Desenvolver uma visão profunda e sistemática sobre o campo de estudos de competitividade, inovação e empreendedorismo aplicado ao setor do turismo;

• Permitir a elaboração e implementação de planos de pesquisa sólidos, de acordo com normas éticas e metodológicas, suscetíveis de gerar contribuições para o desenvolvimento do conhecimento científico no campo da gestão;

• Auxiliar na apresentação, divulgação dos resultados da pesquisa dentro da comunidade acadêmica;

• Incentivar os alunos, docentes e demais interessados a promover de forma autônoma o avanço do conhecimento científico nestas áreas de estudo.

Objetivos
A Linha de Investigação Competitividade, Inovação e Empreendedorismo (CI&E) tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, a competitividade e a inovação nas pequenas empresas no âmbito de diferentes abordagens e perspetivas que contribuem para uma sociedade mais empreendedora e competitiva de forma sustentável. O grupo CI&E centra-se em três áreas de atuação:

 

i. Competitividade regional e empresarial no turismo

ii. Inovação no sector do turismo

iii. Empreendedorismo em empresas turísticas e estratégias de estímulo