O meu futuro começa aqui...

Sérgio Teixeira                                                             

Coordenador Científico: Prof. Doutor Sérgio Jesus Teixeira

O coordenador Científico é investigador responsável que faz a coordenação científica geral da investigação. Posteriormente cada linha de investigação apresenta um coordenador de linha que se esforça para promover, definir e orientar estratégias de ação do grupo, assim como agilizar as atividades de pesquisa assim como fomentar e incentivar a produção científica.

Contacto: sergio.teixeira@isal.pt


As Instituições de Ensino Superior (IES) encontram-se hoje sujeitas a diversos desafios, sendo-lhes exigido inovação e adaptabilidade. 


O ISAL tem nos últimos anos dedicado atenção e despoletado iniciativas tendentes a estimular e aumentar os documentos e iniciativas de cariz científico. 
O ISAL tem como princípios gerais, os quis se encontram definidos no art.4º do seus Estatutos:
a) Independência em relação a qualquer força ou instituição política, social, económica ou religiosa;
b) Autonomia científica, pedagógica e cultural; 
c) Incremento e aprofundamento das relações com as empresas e outras organizações, por forma a tornar eficaz e eficiente o ensino ministrado e a investigação científica realizada;
d) Colaboração e intercâmbio com instituições congéneres, nacionais estrangeiras; 
e) Permanente adequação às necessidades científicas ou técnicas da Região Autónoma da Madeira (RAM). 
É com base nestes princípios que tem pautado todo a sua atividade, nomeadamente a investigação científica. 
Todas as iniciativas culturais e científicas são desenvolvidas através de uma cultura de sustentabilidade, assente em práticas inovadoras que promovam a eficiência, a competitividade, a participação, a coesão, a complementaridade dos saberes e que valoriza uma abertura à sociedade e uma política ativa de transferência de conhecimentos e de inovação – Artº 5 nº 2 dos Estatutos do ISAL.


No ano de 2013 foi criado o NIISAL – Núcleo de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas, com o objetivo de afirmar e posicionar-se estrategicamente como uma unidade de pesquisa de referência nacional e internacional no campo das ciências empresariais, do turismo e da hotelaria. O NIISAL foi um espaço de investigação e de intervenção pública, nos domínios da Gestão e Turismo.  
A missão do NIISAL foi catalisar e impulsionar investigações pioneiras no mundo dos negócios, do turismo e da hotelaria, integrando conhecimentos e métodos em todos os campos da ciência empresarial turística. Neste sentido, o Centro de Investigação do ISAL visa atingir este elevado nível de mérito científico, de padrão de referência internacional, promovendo a qualidade na investigação e desenvolvendo novas redes de colaboração nacional e internacional para melhorar o perfil da unidade de I&D no panorama da investigação, regional, nacional e internacional. 

Nesse sentido, o Centro de Investigação NIISAL procura apoiar pesquisas fortemente relacionadas com empresas do sector do turismo da hotelaria e mundo empresarial no geral, assim como demais instituições a operar essencialmente na Região Autónoma da Madeira. Visa também aumentar o nível de internacionalização, seja divulgando estudos científicos, como estabelecendo parcerias para investigação e ensino avançado, seja contribuindo com projetos nacionais e internacionais de investigação científica. Os membros do Centro de Investigação do ISAL são todos os seus docentes do ISAL.


O Centro de Investigação do ISAL tem como objetivos:
a) Elaboração de artigos científicos e respetiva submissão à publicação em revistas nacionais e internacionais;
b) Elaboração de outras publicações, designadamente livros, capítulos de livros, working-papers; 
c) Participação e apresentação de comunicações em conferências e encontros nacionais e internacionais; 
d) Organização de seminários, palestras e conferências; 
e) Intervenção nos meios de comunicação social.
 
Em setembro de 2017 foi implementado o LIC - Laboratório de Investigação Científica que visa fortalecer as capacidades de comunicação científica, escrita ou oral dos seus alunos através de atividades de estímulo científico. No âmbito desta iniciativa o ISAL patrocina um Prémio para “Melhor Artigo Científico” como forma de fomentar a investigação científica dos seus alunos e ex-alunos. Os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Investigação Científica foram já publicados em Journals e Revistas de referência, nomeadamente a revista 33 – revista de Economia, Empresas e Empreendedores.

Assim, este Laboratório tem o intuito de amenizar o efeito que as práticas de leitura e escrita científica provocam no estudante ao ingressar no meio universitário, o LIC – Laboratório de Investigação Científica visa auxiliar no processo de formação do aluno como leitor e escritor no universo textual académico.


Em janeiro de 2019, foi criado o GITS – Grupo de Investigação em Turismo Sustentável, que visa promover o desenvolvimento de atividades de investigação multidisciplinar nas várias dimensões da sustentabilidade, nomeadamente social, ambiental, cultural e patrimonial e económica e promover de forma geral o conhecimento nas suas áreas de atividade e para a excelência do processo de ensino e aprendizagem no ISAL. 


A investigação no ISAL tem como prioridade o desenvolvimento regional, estando patente a articulação entre os processos de ensino e investigação.

O desafio estratégico do Centro de Investigação do ISAL envolve o aumento de seus resultados de pesquisa científica, afim de assumir um posicionamento nacional e internacional como uma reconhecida referencia de I&D no campo do Turismo, Hotelaria e Gestão. Nesse contexto, o Programa Estratégico definido pelo ISAL para 2019-2023 baseia-se nas seguintes prioridades estratégicas:
a) Aumentar a produtividade científica e a contribuição global e regional para a academia internacional nos campos da gestão empresarial, turismo e hotelaria;
b) Contribuir para a divulgação de atividades e transferências de conhecimento nestes campos de estudos;
c) Intensificar as relações Academia-Indústria como estratégia regional;
d) Realizar o desenvolvimento e formação científica de nível avançado.

O objetivo destas prioridades estratégicas envolve encorajar e fomentar as competências científicas dos membros de Investigação do ISAL, para que possam ter capacidade para responder às novas tendências e alavancar as transferências de conhecimento organizacional para a sociedade de formas criativas e inovadoras. 

Embora tenham já sido definidas as estratégias anteriormente descrita o ISAL, está a tentar entrar em parceria com outro centro de investigação científica de excelência na área do turismo e afins, de modo a conseguir obter vantagem competitiva no que concerne a investigação.


A investigação só sobrevive da cooperação e das redes que se formas, assim de modo a poder colaborar com outros investigadores de excelência e poder apostar também nas candidaturas a projeto de investigação financiados, temos este objetivo estratégico definido.
O ISAL encontra-se a desenvolver parcerias com outras IES, com vista à realização de investigação conjunta e criação de redes, bem como participação em centros de investigação já existentes.

 

Plano Estratégico