O meu futuro na Madeira

Você está aqui  >  ISAL  >  Sobre nós  >  História

História

Novas Instalações O ISAL como instituição de ensino superior inicia a sua atividade na RAM – Região Autónoma da Madeira, pérola do Atlântico, em 1984. Inicialmente, desenvolveu diversos cursos superiores, atribuindo o grau de bacharel nas áreas da Gestão e do Turismo. O ISAL foi pioneiro a nível privado, na aprovação dos cursos superiores de Turismo e Gestão Hoteleira, em Portugal.

Para atingir os desígnios para os quais se propôs, o ISAL, procedeu à aquisição de novas instalações propicias ao bom desenvolvimento das ações enquadradas no ensino superior. Estas instalações foram inauguradas em 2004 e representam a primeira fase do investimento.

O ano de 2005 foi marcante, não só para o ISAL, mas também para a própria região da Madeira. O ISAL recebe autorização de funcionamento da sua primeira licenciatura. Pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira é criada uma Licenciatura em Turismo.

No ano de 2006 o ISAL iniciou uma nova aventura, as Pós-Graduações. Nesse ano foi desenvolvida uma Pós-Graduação em Direção Hoteleira, e graças ao seu sucesso, anualmente, o ISAL lança diversas novas Pós-Graduações em áreas determinantes, sempre com o objetivo de dar resposta às necessidades da região.

Com o processo de Bolonha em funcionamento, no ano letivo 2007/08, o ISAL passou a desenvolver quatro Licenciaturas: “Gestão de Empresas”, “Organização e Gestão Hoteleira”, “Contabilidade e Finanças” e “Turismo”.

No ano de 2014, o ISAL completou as bodas de pérola (30 anos).

Os CET – Cursos de Especialização Tecnológica, foram uma aposta ganha da parte do ISAL. Estes cursos orientados para áreas de carência da região, contaram com 7 Edições no CET em “Gestão Administrativa de Recursos Humanos”, 4 Edições em “Turismo Ambiental” e 1 Edição em “Gestão comercial”.

O ISAL adquiriu novas instalações que permitem desenvolver programas consistentes nas áreas das Pós-Graduações e outros projetos futuros, a par, naturalmente, com as atuais Licenciaturas (“Gestão de Empresas”, “Organização e Gestão Hoteleira” e “Turismo”).

O ISAL tem sete Cursos TeSP registados: "Gestão Administrativa de Recursos Humanos (GARH)", "Gestão Comercial e de Marketing (GCM)", "Informação e Animação Turística (IAT)", "Gestão Financeira e Contabilidade (GFC)", "Gestão Hoteleira e Alojamento (GHA)", "Organização e Gestão de Eventos (OGE)" e "Gestão de PME e Empreendedorismo (GPE)".

A missão do ISAL, desde o seu início, está intimamente relacionada com uma oferta vocacionada para as necessidades económicas e sociais da sua região, o que aliado à sua vertente politécnica (o saber-fazer) se traduz numa elevada taxa de empregabilidade. Ligado a este sucesso está o Polo de Emprego que, desde cedo, acolhemos dentro das nossas instalações e faz a ponte entre o tecido económico e empresarial da região e os nossos estudantes.