Erasmus+ no ISAL

A participação do ISAL neste programa, para além de contribuir para o reforço da dimensão europeia do ensino superior, entendendo a cooperação internacional como um vetor de relevante importância na atualidade, será sem dúvida uma garantia do incremento da qualidade das atividades desenvolvidas na instituição a todos os níveis.
De forma a possibilitar a participação no programa ERASMUS+, o ISAL reuniu uma condição fundamental:
- Foi-lhe atribuída a Erasmus Charter for HigherEducation (ECHE), isto é a «Carta Erasmus para o Ensino Superior» pela Comissão Europeia, em Dezembro de 2013.
No âmbito do programa ERASMUS+, o ISAL manterá a mobilidade dos estudantes para períodos de estudos, docentes e Staff como principal prioridade, seguindo-se a mobilidade de estudantes a nível de estágios. É igualmente nossa intenção participar em projetos multilaterais
Programa ERASMUS+
O ISAL, no âmbito do programa ERASMUS+ estabeleceu parcerias com diversas instituições de ensino superior europeias de modo a que os seus alunos, graduados, docentes e colaboradores realizem mobilidades de acordo com os objetivos previsto para cada área, procurando elevar a qualidade e reforçar a dimensão Europeia do Ensino Superior.

Estudante
O Estatuto de estudante ERASMUS é aplicável aos estudantes que satisfaçam os critérios de elegibilidade, no âmbito dos ERASMUS e que tenham sido selecionados pelo respetivo Instituto de Ensino Superior. Todos os interessados deverão inscrever-se nas sessões de esclarecimento promovidas anualmente pelo ISAL.
Pode candidatar-se, qualquer estudante do ensino superior, cuja instituição seja detentora de uma ECHE, desde que preencha os requisitos determinados pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e pelo ISAL.
Docentes
Os docentes do ISAL podem candidatar-se a uma missão de ensino numa instituição de ensino superior (IES), detentora de uma “Carta Erasmus para o Ensino Superior” (ECHE), com a qual o ISAL tenha celebrado um acordo interinstitucional.
Staff
O pessoal do ISAL pode candidatar-se a uma atividade de formação Erasmus+ numa instituição de ensino superior (IES), detentora de uma “Carta Erasmus para o Ensino Superior” (ECHE), com a qual o ISAL tenha celebrado um acordo interinstitucional.
ERASMUS Staff Training Week
O ISAL foi pioneiro na Madeira na preparação da primeira ERASMUS Staff Training Week.
O objetivo principal desta iniciativa é a troca de boas práticas relativas ao Programa Erasmus+.
O programa inclui a apresentação das diversas instituições participantes, a partilha de experiências, a troca de boas práticas, debates temáticos e networking. A semana decorre num ambiente multicultural e de aprendizagem entre pares, proporcionando uma excelente oportunidade de criação de valor pessoal e profissional para cada um dos participantes.
Testemunhos ERASMUS
Pode ver os testemunhos de alunos estrangeiros que estudaram no ISAL no âmbito do programa ERASMUS+, assim como estudantes ISAL que foram estudar fora.
Contactos
Pode sempre contactar a nossa equipa ERASMUS para mais esclarecimentos.