Início > Ensino > Pós-Graduações > Testemunhos

Testemunhos

Testemunhos de Alunos das Pós-Graduações ISAL

Alexandra Paula Costa Freitas

Nome: Alexandra Paula Costa Freitas

Curso: Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde e Instituições Sociais

Empresa: SESARAM, E.P.E.

Porquê da escolha deste Curso?
A escolha da Pós-Graduação esteve relacionada com as minhas funções no contexto profissional atual. Considero que é sempre uma mais-valia ter presente a fundamentação teórica aliada ao contexto de trabalho onde estamos inseridos.

Como conheceu a escola?
Através de pessoas conhecidas, em conversação.

Porque quis vir para cá estudar?
Tinha recebido feedback bastante positivo de pessoas que tinham já frequentado a mesma pós-graduação no ISAL.

Quais as expectativas na altura?
Sobretudo adquirir mais conhecimentos em termos da componente teórica.

Quais os resultados alcançados?
Foi um sucesso e acho que deveriam continuar a promover esta Pós-Graduação. Além de adquirir os conhecimentos teóricos que pretendia, foi muito enriquecedor contactar com diferentes pessoas, diferentes perspectivas. O facto de sermos um grupo de formandos de diversas áreas permitiu uma grande troca de ideias e convicções que, na minha opinião, foi talvez a parte mais rica do curso. Os professores eram óptimos e possuíam uma componente prática, aliada à teórica, bastante evidente, o que é fundamental. Por mais que não seja, sinto que esta formação permitiu-nos ficar mais despertos para situações futuras que possam ocorrer, situações novas que surjam e que, com os conteúdos adquiridos, saibamos depois dar a melhor resposta. Foi, sem dúvida, uma mais-valia.

Qual a relação com os Professores e colaboradores?
Óptima!

Memória vivida?
A proximidade que se gerou com os colegas, até com os da mesma classe profissional com quem não existia essa proximidade anteriormente. Os trabalhos de grupo foram fundamentais e enriquecedores.

>Carlota Rodrigues

Nome: Carlota Rodrigues

Profissão: Técnica de Diagnóstico e Terapêutica –
Técnica de Medicina Nuclear.

Porquê da escolha deste Curso? De acordo com as funções por mim desempenhadas a nível profissional e o gosto pelo desenvolvimento das minhas competências académicas, como objetivo deu um melhor desempenho profissional, tornou-se importante ingressar nesta pós-graduação como complemento da minha formação.

Porque escolheu o ISAL para estudar?
Pela sua posição de destaque no Ensino Superior na Ilha da Madeira bem como pela oferta de pos-graduações.

Quais as expectativas na altura?
Dotar de conhecimentos na área da gestão de forma a adoptar na minha pratica laboral e consequente melhoria da mesma.

Qual a relação com os professores e colaboradores? Existe uma relação de grande proximidade entre professores e alunos permitindo assim uma abertura no debate dos temas, na clarificação de dúvidas, saindo o aluno muito beneficiado com este tipo de relação.

O curso está a ir de encontro as suas expectativas? Sim, considero que enriqueci os meus conhecimentos na área da gestão, adquiri uma série de ferramentas que me permitirão no meu dia a dia realizar uma melhor gestão como profissional de saúde, fiquei mais desperta para assuntos não diretamenterelacionados com a gestão mas inerentes e igualmente importantes.

 Eduardo Miguel Gouveia
Nome: Eduardo Miguel Gouveia

Profissão: Gerente Bancário

Porquê da escolha deste Curso? A Gestão de Recursos Humanos é sem dúvida uma área fundamental e de extrema importância em qualquer organização. Num mundo onde a concorrência e competitividade são palavras de ordem, a gestão de recursos humanos é um elemento diferenciador não só para captar, mas também para reter os melhores quadros.

Porque escolheu o ISAL para estudar? O ISAL é sem duvida uma “faculdade” de referência no panorama educacional da Região Autónoma da Madeira, não só pelo facto de terem um Corpo Docente de elevada qualidade e qualificação, possuidores de currículo irrepreensível, mas também por ir de encontro às necessidades regionais, quer no tocante à oferta formativa quer à colocação dos seus cursos todos em regime noturno.

Quais as expectativas na altura? Atendendo à minha experiência profissional, tinha a expectativa de complementar algumas tarefas que desempenho de forma empírica, com a aquisição de conhecimento científicos. Qual a relação com os professores e colaboradores? Uma relação muito próxima e com elevada interactividade, onde as sinergias convergem para um ponto comum que é a aquisição de conhecimento.

O curso está a ir de encontro as suas espectativas? Sim. Para além dos temas abordados serem de elevado interesse, o Corpo Docente tem elevada experiência e conhecimentos científicos. Dado o elevado carácter pratico da formação, já apliquei alguns dos conhecimentos adquiridos na vida profissional.

José Abreu
Nome: José Nelson Rodrigues Abreu

Curso: Pós-Graduação em Banca, Seguros e Mercados Financeiros

Empresa:  SS Financial

Profissão:  Consultor

Porquê da escolha deste Curso?
A escolha do Curso deveu-se à necessidade na altura de aprofundar conhecimentos em
Mercados Financeiros.

Como conheceu o ISAL?
Tinha concluído o Bacharelato em Gestão no ISAL.

Porque escolheu o ISAL para estudar? 
Já conhecia o ISAL.

Quais as expectativas na altura?
A minha expetativa na altura era adquirir conhecimentos Mercados Financeiros e de Banca, pelo fato de ter negociações com as Instituições Financeiras queria perceber melhor a sua orgânica funcional.

Quais os resultados alcançados?
Os resultados foram muitos bons porque permitiu-me ter uma melhor perceção de aspectos que até altura desconhecia, nomeadamente na área da banca e seguros.

Qual a relação com os Professores e colaboradores?
Sempre foi uma ótima relação, acho que o ISAL distingue – se pelo facto de termos uma relação muito próxima com os docentes e colaboradores .

Memoria vivida? (Algo que o tenha marcado durante o curso)
Essencialmente a troca de experiencias que tive com os meus colegas, sendo que a maior parte deles trabalhava no sector bancário. Foi importante saber quais os seus pontos de vista e por outro eles conhecerem também alguns aspetos de quem está do lado das “empresas”. Recordo um episodio na unidade de estratégia empresarial onde o Mestre Eduardo Cruz durante uma aula mencionou o livro do Jim Collins e a forma apaixonada com o descreveu fez que a maior parte de nós comprasse o livro, apesar do mesmo não fazer parte da bibliografia da unidade.

Marisa Gomes Rodrigues Cabral Nome: Marisa Gomes Rodrigues Cabral

Curso: Pós-Graduação Gestão de Unidades de Saúde e Instituições Sociais

Profissão: Enfermeira Especialista em Reabilitação

Empresa: SESARAM

Porquê da escolha deste Curso?
Tinha interesse em fazer a Pós-Graduação porque na minha actividade profissional tenho muitas vezes que assumir a responsabilidade pelo serviço e a formação na área da gestão é, por isso, uma mais-valia dentro das funções que desempenho.

Como conheceu a escola?
Já conhecia a Instituição há muitos anos. Da Pós-Graduação soube através do jornal e também através de colegas que também vieram fazer a formação

Porque quis vir para cá estudar?
Tinha boas referências do ISAL e interessava-me aprofundar um pouco mais os meus conhecimentos na área a que se referia a Pós-Graduação.

Quais as expectativas na altura?
Esperava obter novos conhecimentos e ter evoluir em termos de currículo e carreira, para além de que esperava que se reflectisse depois na aplicação prática na minha actividade profissional.

Quais os resultados alcançados?
Foram bons e com bastante aplicação pratica.

Qual a relação com os Professores e colaboradores?
Foi excelente, os formadores que cá vieram eram pessoas visivelmente capacitadas e aptas para leccionar aqueles conteúdos, em termos de qualidade superou as expectativas. Relativamente aos restantes colaboradores do ISAL, demonstraram ser pessoas sempre prontas a ajudar.

Memória vivida? (Algo que o tenha marcado durante o curso)
O grupo em si era bom, articulava-se bem, criaram-se laços de amizade e empatia entre o grupo de formação e até mesmo com os professores.

Susana GomesNome: Susana Alexandra Sousa Gomes

Curso: Pós-graduação em Banca, Seguros e Mercados Financeiros

Profissão: : INETESE-Madeira

Empresa: SESARAM, E.P.E.

Porquê da escolha deste Curso? Optei pela Pós-Graduação em Banca, Seguros e Mercados Financeiros pois sou licenciada em Matemática-Ramo Científico e a área financeira sempre foi de grande interesse para mim. Iniciei aminha carreira profissional na INETESE em 2004 como formadora de Matemática nos Cursos
Técnicos de Banca e Seguros. Sempre achei que devia ter mais conhecimentos nestas áreas para
poder também desenvolver um melhor trabalho com os meus alunos. A Pós-Graduação trouxe-me
as ferramentas que precisava para isso, podendo assim aliar a Matemática à Banca e aos Seguros,
tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interessante e significativo para os alunos.

Como conheceu a escola? Conheço o ISAL desde que eu própria me candidatei ao Ensino Superior em 1999. No entanto não
optei por tirar a Licenciatura no ISAL por não ter a área que era do meu interesse, Matemática.

Porque escolheu o ISAL para estudar? Escolhi o ISAL por ser a única instituição a desenvolver a Pós-Graduação na Madeira. Além disso
apresentavam um horário que me atraía e que era possível conciliar com a minha atividade profissional.

Quais as expectativas na altura? O meu objetivo ao ingressar na Pós-Graduação era o de ganhar conhecimentos e conseguir associá-los aos conteúdos que lecionava aos meus alunos, tornando assim o ensino da Matemática algo mais dinâmico e interessante para estes pois uma das questões que mais me faziam era: “Para que me serve isso na vida real?”. Os meus parcos conhecimentos na área financeira não me permitiam responder a esta questão. As minhas expetativas ao ingressar na Pós-Graduação não passavam propriamente por querer ingressar na área profissional, apenas dar-me ferramentas para melhorar aquilo que já fazia, que era dar aulas a estes alunos, que tinham uma saída profissional tão específica e queria que compreendessem a Matemática como uma aliada nas funções que viram a desempenhar profissionalmente e não apenas como mais uma disciplina.

Quais os resultados alcançados? Os meus objetivos foram plenamente alcançados e ultrapassados, tendo adquirido todos os conhecimentos essenciais para um melhor desempenho das minhas funções. Mais ainda, a rede de contactos (e de amigos) que foi criada foi de extrema importância e hoje ajuda-me a
desempenhar um melhor trabalho, desta feita não como professora de Matemática mas como Diretora Regional da Escola INETESE-Madeira, pois trabalhamos sempre em estreita colaboração com a Banca e com os Seguros.

Qual a relação com os Professores e colaboradores? Durante toda a minha passagem pelo ISAL e até aos dias de hoje, sempre me senti “em casa” no
ISAL. Todos os colaboradores e professores sempre se mostraram disponíveis em ajudar-nos em todas as situações e sempre encontramos caras amigáveis e portas abertas a nos receber. Apenas posso agradecer a todos por tudo o que nos ensinaram… são fantásticos. Mantenham o excelente
trabalho.

Memória vivida? Uma só? Foram tantas! As aulas que se desenrolavam sempre numa perspetiva de diálogo e troca de ideias, não apenas de “despejar conteúdos” foram certamente momentos a guardar. Os trabalhos em grupo que tinham tanto de brincadeira como de seriedade mas que potenciavam a troca de experiências e exponenciavam a “absorção” de conhecimentos. O apoio que se criou dentro do grupo/turma, em que tentávamos sempre ajudar-nos uns aos outros, tentando
contribuir cada um de nós com o melhor que sabia fazer. Os nossos momentos de descontração nos intervalos das aulas ou mesmo num almoço realizado como despedida de um dos formadores. É injusto apenas podermos enumerar um momento pois eles foram tantos… e que deixaram com
certeza uma marca positiva, muito positiva.

Nome: Teresa Maria Jardim da Silva

Curso: Pós-Graduação em Auditoria, Controle de Gestão e Fiscalidade

Ano: 2012

Profissão: Assistente da Administração

Empresa: AFAVIAS

Porquê da escolha deste Curso?
O curso veio de encontro a uma necessidade de desenvolvimento de conhecimentos e competências profissionais e surgiu no momento certo. Eu sentia algumas lacunas nestas áreas e percebi, através do plano de estudos, que o curso era o que eu pretendia.

Como conheceu a escola?
Já conhecia o ISAL, não só através de alguns colegas e outros profissionais que frequentaram a escola, mas também pela imagem da própria instituição, já reconhecida no mercado, principalmente pela vertente prática do seu ensino.

Porque quis vir para cá estudar?
Porque o ISAL lançou a “pós-graduação certa”, no “momento certo”. Confiei na instituição, no plano de estudos e na coordenação científica.

Quais as expectativas na altura?
Adquirir conhecimentos e desenvolver competências com vista à melhoria do meu desempenho profissional

Quais os resultados alcançados?
Melhorei substancialmente o desempenho profissional nestas áreas. Abriram-se novos caminhos e assumi novas responsabilidades que, sem o curso, não teriam sido possíveis.

Qual a relação com os Professores e colaboradores?
Muito boa, de muita proximidade e apoio. Os professores eram, duma forma geral, muito acessíveis e disponíveis. Incentivaram a partilha de conhecimento e de experiências. As aulas foram lecionadas duma forma muito prática, tendo sido disponibilizado muito material de apoio. Relativamente aos colaboradores, foram, sempre, muito cordiais e profissionais.

Memória vivida? (Algo que o tenha marcado durante o curso)
A vertente prática da pós-graduação. Os trabalhos de grupo foram muito importantes na compreensão e aplicação da matéria e na retenção de conhecimentos, além de fomentar o diálogo, o trabalho em equipa e as relações interpessoais, com colegas e professores.

Vítor Freitas

Nome: Vítor Freitas

Profissão: Empresário

Porquê da escolha deste Curso? A minha vida profissional sempre foi dedicada a uma grande área da nossa economia, a construção
civil. Há cerca de dois anos, surgiu a possibilidade de desempenhar funções noutra grande área, a
saúde, assim sendo, decidi adquirir conhecimento nesta área com o objetivo de poder estar melhor
preparado para os desafios atuais e futuros.

Porque escolheu o ISAL para estudar? O ISAL é sem duvida uma organização de referência na área da formação e ensino na nossa R.A.M.
Liderada por técnicos com visão que identificam as necessidades de formação e ensino atuais.
Sem duvida alguma o horário pós laboral é uma grande mais valia, e possibilita a todos a formação
em diversas áreas.Os docentes são portadores de excelentes currículos, e de elevada capacidade técnica e cientifica.

Quais as expectativas na altura? Como referido anteriormente e devido à necessidade de adquirir conhecimento nesta área, a
expetativa foi sem duvida poder estar melhor preparado para o meu desenho profissional.

Qual a relação com os professores e colaboradores? O relacionamento com os professores é excelente, interatividade, empatia, simpatia, e também interesse mutuo na troca de informação e conhecimento. Quanto aos colaboradores, do melhor, sempre disponíveis e com conhecimento de causa, verdadeiros profissionais. Muito obrigado.

O curso está a ir de encontro as suas espectativas? Sem duvida alguma. O conhecimento dos docentes é muito elevado, tanto a nível pedagógico como a nível técnico e cientifico, o que possibilita a todos nós a aplicação dos conhecimentos adquiridos na vida profissional.

Testemunhos de Docentes das Pós-Graduações ISAL

Nome: Mestre Carlos de Andrade

Unidade Curricular: Organização e Gestão de Instituições Sociais

Dê a sua opinião generalizada sobre a presente Pós-Graduação, indicando os seus pontos fortes e a relevância da mesma para os potenciais interessados:
A Pós Graduação apresenta-se como uma oportunidade de crescimento para os alunos, pois tem uma componente prática elevada, com a discussão de casos reais, aproximando assim à realidade os alunos. Estes podem aprender e proceder à resolução de problemas reais, o que é determinante e vantajoso para a sua atividade profissional, tornando se assim elementos de excelência na capacidade produtiva. O corpo docente é de assinável mérito técnico e pedagógico, o que enriquece a distribuição de conhecimento e garante aos alunos a qualidade que exigem.

Partilhe a sua experiência como docente na mesma e do ISAL: No ISAL respira-se partilha de conhecimento e esperança no futuro. Nos alunos e nos professores reside o querer transformar a vida através de passos seguros na construção de uma sociedade de conhecimento, inovadora e empreendedora, com clara aposta no capital humano mais forte e mais interveniente. Sinto-me um privilegiado em viver esta experiencia como docente.

Qual a importância da sua unidade curricular no contexto da Pós-Graduação? O mundo do trabalho transforma-se de forma contínua, no entanto, a componente de intervenção mais importante na sociedade passa pela valorização do conhecimento das pessoas, sejam como beneficiárias ou como contribuintes das politicas e iniciativas publico e/ou privadas. As pessoas serão sempre autores da transformação social, assim nesta Unidade Curricular, o aluno identifica, analisa e constrói soluções para os problemas sociais, através de respostas eficientes e realistas, utilizando ferramentas e técnicas da gestão e da organização.

Dr. João FalcatoNome: Doutorando João Falcato

Profissão: Diretor de Recursos Humanos Transporte Aéreo e PGA

Unidade Curricular: Avaliação de Desempenho

Dê a sua opinião generalizada sobre a presente Pós-Graduação, indicando os seus pontos fortes e a relevância da mesma para os potenciais interessados:
A Pós-Graduação do ISAL, abrange umc onjunto de temáticas chave que irão permitir aos participantes integrar-se com sucesso no mercado de trabalho, atendendo a que ficam com um know how, baseado nas melhore spráticas, transmitido por docentes com reconhecida experiência em gestão de pessoas e que pode de imediato ser aplicado nas organizações.

Como pontos fortes destaco a qualidade das temáticas de R.H. abordadas, permitindo que os participantes ficam capacitados a gerir pessoas nas suas valências técnicas, administrativas e de desenvolvimento de R.H.

A Pós-Graduação vai permitir aos participantes que não dominam os conceitos, metodologias e instrumentos de R.H., poderem tornar-se especialistas neste domínio, permite igualmente que os profissionais desta área possama profundar os seus conhecimentos e abre um canal de discussão com docentes com larga experiência nesta área, sobre as boas práticas de gestão de R.H.

Partilhe a sua experiência como docente na mesma e do ISAL: Foi muito positiva a minha experiência como docente, encontrei uma turma dinâmica, interessada e com vontade de aprender. Destaco a qualidade da organização que disponibiliza todos os meios para que a iniciativa se torne um sucesso.

Qual a importância da sua unidade curricular no contexto da Pós-Graduação? Esta unidade curricular é central no contexto da Pós-Graduação, porque decorre da correta implementação e qualidade d aavaliação de desempenho realizada a obtenção de informação, com credibilidade ,para ser utilizada nos diferentes subsistemas de gestão de R.H.

Prof .Dr. Joaquim Miranda SarmentoNome: Prof. Dr .Joaquim Miranda Sarmento

Profissão: Professor Universitário

Unidade Curricular: Economia da Saúde

Dê a sua opinião generalizada sobre a presente Pós-Graduação, indicando os seus pontos fortes e a relevância da mesma para os potenciais interessados: Creio que este curso procura dar aos seus particpantes um aprofundamento das valências teóricas com uma vertente prática e de inovação do sector. Esta pós-graduação procura ser uma mais valia na carreira dos seus alunos, quer para aqueles que já tem um percurso profissional no sector, quer para novos elementos. Com um corpo docente de excelencia, e profundamente conhecedor da realidade do setor, quer na área pública, quer no setor privado, esta pós-graduação tem ao longo das suas 4 edições afirmado como uma referência de excelência na Madeira.

Partilhe a sua experiência como docente na mesma e do ISAL: O ISAL é uma instituição de ensino superior de excelência no contexto regional. Trata-se de uma organização muito eficiente, vocacionada para prestar um serviço de ensino de elevada qualidade aos seus alunos. Proporciona igualmente óptimas condições de ensino aos docentes. Mas o que mais admito no espirito do ISAL é a procura permanente pela melhoria, pela excelência e pelo desenvolvimento da Madeira, numa estratégia que priveligia o longo prazo.

Qual a importância da sua unidade curricular no contexto da Pós-Graduação? Acredito que qualquer gestor, em qualquer área, tem de dominar os conceitos base de economia,s obretudo ao nivel da microeconomia (da economia da empresa). Numa área complexa e de dimensão elevada como é o caso da Saúde, essa exigência é ainda maior. Nesse sentido, procuraremos compreender os conceitos base da Economia e o impacto das decisões microeconómicas no funcionamento das organizações. Creio que será uma mais valia na formação dos alunos.

Nome: Dr. Nelson Abreu

Unidade Curricular: Contabilidade e Gestão Orçamental

Dê a sua opinião generalizada sobre a presente Pós-Graduação, indicando os seus pontos fortes e a relevância da mesma para os potenciais interessados:
Esta Pós-Graduação foi desenhada de forma a desenvolver competências técnicas e humanas adequadas à gestão de serviços de saúde e de instituições sociais.

Têm também como base proporcionar aos seus participantes conhecimento, ferramentas e conceitos de forma a melhorar as suas funções e competências em unidades de saúde.

Partilhe a sua experiência como docente na mesma e do ISAL: Esta pós-graduação permitiu encontrar um grupo heterogéneo e motivado, o que tornou cada sessão fosse sempre um desafio para todos, na troca de conhecimentos. Apesar da unidade ser bastante especifica e técnica, existiu sempre a vontade de querer saber mais sobre os temas apresentados.

Qual a importância da sua unidade curricular no contexto da Pós-Graduação? Permite aos participantes obterem conhecimentos sobre a importância da Contabilidade e Gestão Orçamental nas unidades de saúde.

Cada vez mais o rigoror orçamental assume uma importância preponderante no sucesso das empresas, e esta unidade tem como objetivo demonstrar de que forma podemos realizar um controlo eficaz ao nível da gestão.

Prof. Doutor Pedro CâmaraNome: Prof. Doutor Pedro Câmara

Unidade Curricular: Sistema de Remunerações

Dê a sua opinião generalizada sobre a presente Pós-Graduação, indicando os seus pontos fortes e a relevância da mesma para os potenciais interessados:
A PGGRH,que está agora em 1ª edição caracteriza-se pelo seu enfoque em temas com a maior importância no dia a dia dos Gestores e Técnicos de RH. O ISAL está de parabéns, quer pelos conteúdos do programa, quer pela qualidade do corpo docente.

Partilhe a sua experiência como docente na mesma e do ISAL:A minha experiência como docente do ISAL é muito positiva, quer pelo cuidado e correção da organização e logística da PG, quer pela assiduidade e pontualidade dos participantes e pelo interesse e participação nas aulas.

Qual a importância da sua unidade curricular no contexto da Pós-Graduação?Os Sistemas de Recompensas em geral e, em particular, os Sistemas Remuneratórios são justamente considerados como dos mais importantes sistemas de gestão estratégica de RH, evidenciando o que uma empresa valoriza e está disposta a recompensar, como o faz, com que critérios, com que frequência e em que medida isso apoia o atingimento dos seus objetivos de negócio.

Paulo Reis - PG em Gestão de Recursos HumanosNome: Dr Paulo Reis

Unidade Curricular: Gestão de Recursos Humanos

Dê a sua opinião generalizada sobre a presente Pós-Graduação, indicando os seus pontos fortes e a relevância da mesma para os potenciais interessados:
Esta pós-graduação integrada numa zona periférica sujeita a múltiplos desafios de empregabilidade, é sem dúvida uma aposta ganha, face aos conhecimentos que são ministrados vocacionados para a “arte do saber fazer” com a introdução de vários “case studys” práticos . Técnicos de RH, e restantes especialistas das diversas áreas de negócio, tem uma oportunidade única de perceber, validar e aprofundar as mais recentes técnicas da Gestão integrada de RH, desde a GARH, o Recrutamento e Seleção, passando pela formação, avaliação do desempenho, gestão de carreiras e tratamento de indicadores de gestão …

Partilhe a sua experiência como docente na mesma e do ISAL:Pelas condições onde foi ministrada a formação, pela simpatia dos seus quadros e pela disponibilidade em dar resposta imediata às solicitações, dou-vos os parabéns!!! Um bem haja!!!

Qual a importância da sua unidade curricular no contexto da Pós-Graduação?A GARH é a base que cimenta as restantes politicas de GRH. Colaboradores motivados e satisfeitos pelo cumprimento dos direitos e deveres das partes, fortalece as relações laborais e acrescenta confiança à relação. Dotar os formandos com sistemas de alerta para as práticas que comprometem esta relação, são e serão sempre desafios desta unidade curricular.

Isabel Moço - PG em Gestão de Recursos Humanos

Nome: Dra Isabel Moço

Unidade Curricular: Gestão da Formação

Dê a sua opinião generalizada sobre a presente Pós-Graduação, indicando os seus pontos fortes e a relevância da mesma para os potenciais interessados:
Saliento como ponto forte deste curso a postura/atitude da turma, em termos de trabalho e aprendizagem, mas também ao nível da interação, sendo muito positiva e construtiva. De registar este facto, pois dá ao grupo uma muito boa capacidade de trabalho, que naturalmente se traduz nos resultados.
O que à partida poderia ser uma dificuldade – a pouca carga horária do Módulo – foi totalmente ultrapassado pela turma, tendo alcançado excelentes resultados, o que não era fácil dada a natureza (matéria) considerada neste Módulo. Estando todo o Programa pensado “em modo compacto”, considero-o muito equilibrado e focado nos domínios das políticas, procedimentos e práticas que são hoje essenciais no âmbito da GRH.

Partilhe a sua experiência como docente na mesma e do ISAL: A experiência foi muito positiva e gratificante pois a turma teve a atitude certa em processos de aprendizagem e isso facilitou muito o trabalho, e os colaboradores do ISAL deram todo o suporte necessário. Uma nota de reconhecimento ao ISAL e á sua equipa, pelo permanente acompanhamento e apoio, bem como pelo seguimento próximo que dão a este programa, seus alunos e docentes, o que acredito ser muito distintivo no panorama do ensino superior.

Qual a importância da sua unidade curricular no contexto da Pós-Graduação? Esta UC adota uma abordagem técnica e operacional, o que acaba sempre por ser um fator motivador para os alunos do Programa. Tal acontece porque para além das questões relacionadas com o enquadramento legal, se estuda como transferir para o terreno. O Programa tem vários Módulos desta natureza, o que para conferir competências técnicas/profissionais é fundamental. A Gestão da Formação é, cada vez mais, uma matéria incontornável na formação de profissionais de GRH dado que há condicionalismos e obrigações com que as empresas ainda não sabem lidar, e são de competência destes profissionais.