O meu futuro na Madeira

Você está aqui  >  Internacional  >  Testemunhos  >  Docentes outgoing

Testemunhos ERASMUS outgoing

 Leonilde Olim

 Docente - Mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+
 Ano Letivo: 2015/2016

 República Checa - Vysoka Skola Technicka A Ekonomicka V Ceskych Budejovicich

 

“A mobilidade em que participei foi uma experiência muito enriquecedora já que me permitiu a prática e o ensino da língua alemã em contexto de sala de aula, com alunos de diferentes nacionalidades e oriundos de diversas culturas. A partilha  foi  fantástica e o contacto com novas realidades permitiu-me verificar que a língua é muito importante e que na República Checa é um dos  melhores veículos para  comunicar.  Partilhei os meus conhecimentos com as turmas que me foram atribuídas e dei as aulas com os conteúdos solicitados procurando chegar aos alunos e esclarecer dúvidas.
Fomos bem acolhidos na Universidade e tivemos todo o apoio necessário à concretização do trabalho previsto.  O contacto com  novas pessoas, novas realidades e culturas foi deveras enriquecedor e permitiu-nos trocar experiências e contactos. Esta experiência é também muito importante para a Instituição ISAL , já que é o seu nome que levamos a outro país, permitindo assim a projeção da Instituição, do trabalho desenvolvido e dos seus docentes . Reforçou-se assim a cooperação entre as entidades parceiras. 
Voltaria a repetir?  Sim, sem dúvida!”


  

 Sancha de Campanella

 Docente - Mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+
 Ano Letivo: 2014/2015

 Grécia - Technological Educational Institute (T.E.I) of Athens

 

“Nos dias 28, 29 e 30 de Maio de 2014, realizei um programa de mobilidade à Grécia  ao nosso parceiro “Technological Educational Institute (T.E.I) of Athens” para a realização de uma conferência sobre fiscalidade. 

A minha ida à Universidade foi muito pequena, uma vez que só durou três dias. Estes três dias foram destinados à apresentação da minha conferência, bem como de uma docente do ISAL que já estava na Grécia deste o início da semana, e as visitas aos vários departamentos de Gestão e de Turismo da universidade.

Esta Universidade é pública e de grande dimensão, muito diferente dos restantes nossos parceiros que são privados e que possuem aproximadamente a mesma dimensão do ISAL.
Em termos administrativos, organizativos e de docência partilham as regras do sistema público, um pouco burocráticas e por vezes complexas.”

  

 Sancha de Campanella

 Docente - Mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+
 Ano Letivo: 2012/2013

 Polónia - Malopolska School of Economics


 

 

“Entre 2 a 7 de Junho de 2013, desloquei-me à Polónia ao abrigo do programa Erasmus+, conjuntamente com os docentes Mestre Élvio Camacho e Mestre Elisabete Rodrigues, em representação do corpo docente do ISAL, com vista a durante esta semana, cada um de nós efetuar uma apresentação temática na sua área de conhecimentos, bem como promover o ISAL e Portugal além  fronteiras.
 
A experiência foi enriquecedora e com a mesma podemos aprender novas formas de docência e novas formas de organização dos cursos superiores, nomeadamente cursos ministrados em exclusivo ao fim-de-semana.

Foi divinamente recepcionado pelo Staff Erasmus Malopolska School of Economics, o qual nos proporcionou visitas pelaUniversidade, bem como pela cidade.

Esta Universidade tem um dia Erasmus, onde participavam vários docentes de vários pontos da Europa, o que permitiu um convívio internacional e multicultural.”


  

 Élvio Camacho

 Docente - Mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+
 Ano Letivo: 2015/2016

 Polónia -Maloplska School of Economics






“A participação no programa de Erasmus na Polónia, contribui de forma decisiva para o aprofundar dos Temas de Investigação da tese de doutoramento.

Num seminário, foi possível efetuar uma apresentação aos alunos sobre modelos de avaliação da Promoção do Turismo, incluindo debates de ideias fundamentais para desenvolver e dar consistência aos modelos desenvolvidos.

A interação com outros professores, o conhecimento das metodologias de ensino e a forma clara como foram apresentados outros temas, criaram novas ideias e fundamentaram as bases para novas metodologias de ensino.

Recomendo esta experiência a Docentes e a Discentes, pois o mundo e o conhecimento é muito vasto, para ficarmos por aquilo que conhecemos."

 

  

 Sancha de Campanella

 

 Docente - Mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+
 Ano Letivo: 2012/2013
 República Checa - Institute of Technology and Business in Ceske Budejovice 



 

“No âmbito do programa de mobilidade Erasmus+ fui ministrar uma conferência sobre o Sistema Fiscal Português no Institute of Technology and Business in Ceske Budejovice, entre os dias 30 de junho a 5 de julho 2013. A abordagem da conferência agradou os docentes das áreas, os quais relataram que o sistema fiscal checo é muito diferente, não tendo ainda previsto as situações de “sinais exteriores de riqueza“, como forma de princípio de tributação.

 

Nesta mobilidade fui acompanhada pela docente Mestre Elisabete Rodrigues, a qual ministrou igualmente uma conferência sobre o Turismo de Habitação na RAM.
Fomos recebidas por um grupo de docentes da Universidade, que nos acompanharam em todos os dias, quer no apoio às conferências, quer na distribuição de outros serviços letivos.

O Staff Erasmus forneceu-nos uma visita guiada a Praga, bem como a Ceske Budejovice, ambas as cidades são lindíssimas, e de uma paisagem patrimonial invejável.
Recomendo a todos os docentes que realizem um programa de mobilidade a esta Universidade.”