O meu futuro começa aqui...

Você está aqui  >  ERASMUS  >  Programa  >  Erasmus no ISAL
Informação atualizada sobre o Programa Erasmus+ disponível brevemente
A modernizar e readaptar para a ECHE 2020/2027.


Erasmus+ no ISAL

 A participação do ISAL neste programa, para além de contribuir para o reforço da dimensão europeia do ensino superior, entendendo a cooperação internacional como um vetor de relevante importância na atualidade, será sem dúvida uma garantia do incremento da qualidade das atividades desenvolvidas na instituição a todos os níveis.


De forma a possibilitar a participação no programa ERASMUS+, o ISAL reuniu uma condição fundamental:

Foi-lhe atribuída a Erasmus Charter for HigherEducation (ECHE), isto é a «Carta Erasmus para o Ensino Superior» pela Comissão Europeia, em Dezembro de 2013.
No âmbito do programa ERASMUS+, o ISAL manterá a mobilidade dos estudantes para períodos de estudos, docentes e Staff como principal prioridade, seguindo-se a mobilidade de estudantes a nível de estágios. É igualmente nossa intenção participar em projetos multilaterais

O ISAL pretende estabelecer cooperação com instituições de ensino superior de diferentes países onde sejam lecionados cursos nas áreas da Gestão, Gestão Hoteleira e Turismo, com incidência geográfica para a Polónia, República Checa, Suíça, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, entre outros.

Devido à posição geográfica em que o ISAL se encontra localizado, na ilha da Madeira, em pleno Oceano Atlântico, consideramos pertinente a nossa participação no programa ERASMUS+, sendo este um dos processos mais indicados para a viabilidade dos nossos objetivos e em especial para a cooperação transnacional entre instituições de ensino superior e organização, o desenvolvimento do diálogo intercultural, criatividade e inovação, competitividade e empreendedorismo, não descurando o indispensável contributo para o reconhecimento académico de estudos e habilitações em toda a Comunidade e o respetivo impacto na modernização da Europa.

Para garantir a qualidade das atividades de mobilidade Europeia e Internacional, o ISAL dispõe de um Gabinete de Coordenação, presidido pelo Coordenador Institucional ERASMUS+. Este está em permanente contacto com todos os departamentos da instituição. Entre as suas atribuições figuram ainda todo o processo interno de acompanhamento e orientação dos candidatos do ISAL que pretendam participar no programa, o lançamento das sessões de divulgação interna, assim como todo o processo de acompanhamento dos recém-chegados.




ERASMUS+ NO PERÍODO 2021-2027

O Programa Erasmus+ entrará numa nova fase, sendo que o ISAL já se encontra a implementar as novas medidas.

EWP - ERASMUS WITHOUT PAPER
Digitalização total dos procedimentos, com recurso a uma plataforma digital.
https://www.erasmuswithoutpaper.eu/about



PROMOÇÃO DA MOBILIDADE DIGITAL
A Mobilidade Virtual é uma forte aposta para a remoção das dificuldades sentidas pelos estudantes para as suas experiências de internacionalização.
Esta mobilidade pretende constituir-se como uma via de acessibilidade para uma experiência internacional sem os custos (económicos, sociais, familiares) associados à mobilidade física.
Sendo de igual forma, uma clara aposta de inovação e modernização inerentes aos novos paradigmas nos processos ensino-aprendizagem no ensino superior e que concorrem para uma mais facilitada construção de um Espaço de Ensino Europeu comum, aberto, acessível e transparente.

PRÁTICAS AMIGAS DO AMBIENTE
A Sustentabilidade é um conceito-chave e dentro dele a Sustentabilidade Ambiental. A concretização deste propósito efetua-se através de diversas atividades, um manual de boas práticas e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.



COMPROMISSO CÍVICO
A promoção de uma consciência de responsabilidade social e de cidadania responsável e ativa são pilares da comunidade académica ISAL.
A operacionalização do desenvolvimento do sentido de Responsabilidade Social e de compromissos com uma cidadania ativa em toda a nossa comunidade académica é estimulada através de atividades internas e externas.





Erasmus Policy Statement - ver documento em PDF
 
Erasmus Charter for Higher Education - ver documento em PDF

 

Erasmus Candidaturas