O meu futuro na Madeira

Você está aqui  >  ERASMUS  >  Estudantes  >  Candidaturas

Candidaturas Erasmus+

Quem pode candidatar-se?

Qualquer estudante do ensino superior, cuja instituição seja detentora de uma ECHE, desde que preencha os requisitos determinados pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e pelo ISAL.

Critérios de elegibilidade do ISAL:

  • Podem candidatar-se ao Programa de Mobilidade de Estudantes ERASMUS+ todos os estudantes matriculados e inscritos nos programas de licenciatura do Instituto Superior de Administração e Línguas que pretendam frequentar unidades curriculares de licenciatura numa das instituições com as quais o ISAL tem um Acordo válido.

  • Ser cidadão de um estado-membro da União Europeia, do Espaço Económico Europeu ou dos Países associados participantes no programa; ser nacional de outro país, mas beneficiar do estatuto de residente permanente, apátrida ou refugiado político, em Portugal.

  • Não ter beneficiado de mobilidade ERASMUS+ do mesmo género (Estudos ou Estágio) no mesmo ciclo de estudos.

  • Estar matriculado e inscrito numa das licenciaturas do ISAL, no ano letivo em que efetua a mobilidade.

  • Não estar inscrito no último semestre, no ano letivo em que efetua a mobilidade.

  • Não serão consideradas as candidaturas dos estudantes que, no momento da sua formalização, não tenham concluído com êxito o primeiro ano curricular da licenciatura.


Quando?

Os prazos para candidatura decorrem durante o mês de janeiro e a primeira quinzena do mês de fevereiro, do ano letivo imediatamente anterior ao da mobilidade pretendida.

Os interessados deverão preencher o boletim de pré-inscrição.

Processo de Seleção

Os candidatos do ISAL serão entrevistados pelo coordenador ERASMUS+. Nessa entrevista será analisado o seu percurso académico e motivação pessoal e esclarecidos os procedimentos relativos ao programa. Posteriormente será definido com os candidatos selecionados, o plano de estudos, equivalências e créditos que poderão obter para preparação dos formulários necessários. O Coordenador ERASMUS+ apoiará o candidato na seleção do alojamento e durante a mobilidade manterá um contacto permanente através de correio eletrónico.

Preparação Linguística

Os candidatos deverão estar aptos a frequentar aulas na língua inglesa e/ou na língua do país da universidade de acolhimento. Por forma a identificar o nível linguístico do candidato, deverá ser realizado um teste linguístico na plataforma OLS (Online Linguistic Suport) antes da realização da mobilidade. 
Durante a mobilidade, o aluno poderá frequentar um curso linguístico, para aperfeiçoar o seu nível da língua de trabalho na universidade de acolhimento ou para aprender uma nova língua - do país em questão.
Após a conclusão da mobilidade, o aluno volta a realizar um teste linguístico na plataforma OLS para aferir a evolução da sua aprendizagem linguística.

Sessões de esclarecimento

Para garantir a qualidade das atividades de mobilidade Europeia e Internacional, o ISAL dispõe de um Gabinete de Coordenação, presidido pelo Coordenador Institucional ERASMUS+. Este está em permanente contacto com todos os departamentos da instituição. Entre as suas atribuições figuram ainda todo o processo interno de acompanhamento e orientação dos candidatos do ISAL que pretendam participar no programa, o lançamento das sessões de divulgação interna, assim como todo o processo de acompanhamento dos recém-chegados

O ISAL promove anualmente sessões de esclarecimento. Todos os interessados deverão inscrever-se nas mesmas.


Qualquer informação complementar deverá ser solicitada por e-mail: erasmus@isal.pt

Erasmus Candidaturas