O meu futuro na Madeira

Você está aqui  >  ERASMUS  >  Estudantes  >  Bolsas

Bolsas Erasmus+

Todos os estudantes Erasmus+ que obtenham bolsa, antes de partirem em mobilidade, assinarão um contrato financeiro Erasmus+ (estudos ou estágio).

Todos os estudantes que saem em mobilidade mantêm os compromissos financeiros com a Instituição de Ensino Superior de origem. Não pode ser pedido ao estudante o pagamento de propinas (para tutoria, exames, acesso a laboratórios ou outros) na instituição de acolhimento, para o período de mobilidade acordado.


A informação sobre a atribuição de bolsas será difundida após a atribuição da subvenção pela Agência Nacional, pelo que os candidatos não podem fazer depender a sua candidatura da atribuição de bolsa.

As Bolsas Erasmus+ serão atribuídas para:

  • Período de estudos integrado numa licenciatura;
  • Período combinado de estudos e de estágio curricular;
  • Período de estágio profissional após a conclusão do ciclo de estudos;

O não cumprimento do período de mobilidade estabelecido obriga à devolução da Bolsa na sua totalidade, exceção a motivos de - causa maior - (situação validada pela Agência Nacional, mas que por norma implica: catástrofes naturais, problemas de saúde graves que impliquem objetivamente o regresso a casa).

Bolsa Zero

O aluno/graduado que não tenha obtido bolsa poderá realizar a mobilidade, como Erasmus+ Bolsa Zero
Os estudantes que preenchem todos os critérios para participar de um período de mobilidade e beneficiam de todas as suas mais-valias, mas que não recebem uma bolsa de mobilidade Erasmus+. Estes estudantes estão obrigados ao cumprimento das regras de mobilidade Erasmus+ tal como os estudantes que recebem bolsas de mobilidade.