Warning: This module may not support sharing across sites


You are attempting to add a reference to this module that exists on another site in this group. This module may or may not support sharing across multiple sites - it doesn't explicitly state either way whether it does.

If you are sure that it does, or if your intent is to test its ability to do so, then proceed with caution and be aware that certain functionality in the module - or even the entire module - may not function correctly in this configuration.

If you are confused by this message or are working on a site that cannot tolerate any breakage, you should click Cancel and contact the DotNetNuke Support Team.


O meu futuro na Madeira

Você está aqui  >  Cursos  >  Licenciaturas  >  Estágio curricular

Estágio curricular

Todas as licenciaturas do ISAL (Turismo, Gestão de Empresas e Organização e Gestão Hoteleira) possuem no último semestre do curso um estágio curricular obrigatório de 480 horas totais em contexto de trabalho em empresas regionais.

O estágio curricular é um processo de vivência prático-pedagógica, que aproxima o aluno da vida profissional da sua área de formação, ajudando-o a compreender diferentes teorias que regem o exercício de uma determinada profissão.

O estágio possibilita a integração do aluno no mercado de trabalho, aproxima as Instituições de Ensino da vida prática e potenciam desenvolvimento regional.

  Assim, o estágio/projeto é uma componente pedagógica do curso, que constitui uma Unidade Curricular do sexto semestre, e que pretende estabelecer uma efetiva ligação com o meio socioprofissional e com a sociedade em geral articulando a teoria com a prática de forma a:

  • confrontar os alunos com o exercício de uma atividade profissional específica, e consequente aquisição de conhecimentos práticos;

  • contribuir para a integração escola – comunidade permitindo ao ISAL avaliar e ajustar os seus planos de Estudo e colmatar deficiências de formação e de informação que esse confronto venha a denunciar;

  • colocar os alunos perante situações reais características do exercício da atividade escolhida;

  • sensibilizar para a autoformação contínua nos diversos domínios de atividade profissional;

  • capacitar os alunos para a consciência, compreensão, análise e integração na realidade da sua formação profissional. 


Licenciatura de Gestão de Empresas

Unidades Curriculares

Tipo

Horas de Trabalho

ECTS

Total

Contacto

 

Estágio /Projecto

 

Semestral

 

480

 

400E

 

18

 

Licenciatura de Organização e Gestão Hoteleira 

Unidades Curriculares

Tipo

Horas de Trabalho

ECTS

Total

Contacto

 

Estágio/Projeto

 

Semestral

 

480

 

440E

 

18

 

Licenciatura de Turismo

Unidades Curriculares

Tipo

Horas de Trabalho

ECTS

Total

Contacto

Estágio/Projeto

 

Semestral

 

480

 

440E

 

18




O Estágio pode ser efetuado de uma das seguintes formas:

1. Mediante a faculdade de o aluno estagiar em organização por eles proposta, desde que o Conselho Pedagógico do ISAL conceda parecer favorável ao respetivo requerimento, que deverá ser devidamente fundamentado;

2. Mediante a candidatura a estágios propostos pelo ISAL.

Os alunos deverão candidatar-se aos estágios de acordo com o calendário de estágios aprovado anualmente e afixado no ISAL e no seu site.

O aluno deverá consultar e cumprir o Regulamento de estágio consulte aqui.

Os alunos deverão candidatar-se mediante a apresentação da documentação exigida e preenchimento de modelo oficial - Os requerimentos para estágio são documentos internos não estão disponíveis no site. No entanto consulte aqui para documentos institucionais.

No final do estágio, os alunos deverão apresentar um relatório de estágio obrigatório.

  • Consulte aqui o Guia de elaboração de relatório de estágio da Licenciatura de Turismo;
  • Consulte aqui o Guia de elaboração de Relatório de Estágio da Licenciatura de Organização e Gestão Hoteleira;
  • Consulte aqui o Guia de elaboração de Relatório de Estágio da Licenciatura de Gestão de Empresas.


O aluno a quem não for atribuído estagio deverá efetuar um Projeto.


Estágios Curriculares e Empregabilidade das Licenciaturas do ISAL

Os estágios promovidos nas licenciaturas do ISAL, têm contribuído para a própria empregabilidade dos seus alunos e da região.

No corrente ano letivo 36% dos alunos do Curso Superior de Turismo que realizaram estágios ficaram colocados no local onde fizeram o seu estágio, 27% no Curso Superior de Organização e Gestão Hoteleira e 13% dos alunos Gestão de Empresas.

Pela análise destes números verificamos que as empresas, em especial as empresas turísticas e relacionadas com o turismo necessitam de profissionais qualificados e estão abertos à contratação de jovens licenciados, e que os estágios permitem quer aos alunos quer às empresas uma primeira experiência com vista quer à contratação quer à aquisição de novos conhecimentos.

Estes estágios são um autêntico trabalho a favor da comunidade, pois permitem às empresas regionais terem jovens qualificados a coadjuva-las e permite também aos alunos terem uma primeira experiência profissional antes de ingressarem no próprio mercado de trabalho.

Cada vez mais a entrada no mercado de trabalho de jovens recém licenciados, faz-se por via de estágios nas empresas. Sendo este estágio uma primeira experiência que os estudantes têm antes de concluir a sua licenciatura.

Esta unidade curricular  reúne vantagens para os dois lados. Se por um lado ao futuro licenciado é aberta uma oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendeu na universidade, para a empresa, receber estagiários, tem o enorme benefício de poder avaliar com tempo, a criatividade, a energia e a capacidade de trabalho dos seus estagiários, sem ter de assumir compromisso laboral que lhe retira flexibilidade.
As grandes empresas apostam cada vez mais nesta forma de recrutamento, que lhes dá a garantia de poderem avaliar os seus recrutandos e tempo para os ir introduzindo na filosofia da empresa.

Nos últimos 5 anos a taxa de empregabilidade total dos diplomados do ISAL que obtiveram emprego até um ano após a conclusão do ciclo de estudos variou, na Licenciatura de Gestão de Empresas entre os 66% e os 87%, na Licenciatura de Turismo entre os 56% e os 100% e na Licenciatura de Organização e Gestão Hoteleira 72% e 100%


Percentagem de alunos que ficaram colocados em local de estágio em 2016/2017:
 



  

 

Resultados dos Inquéritos de satisfação às Empresas de estágio:

 

 

     

 

  


Algumas Empresas de estágio: