O meu futuro começa aqui...

Você está aqui  >  Cursos  >  COVID-19
Ano letivo 2020/2021
Minimizar
No contexto da situação vivida na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como em todo o território nacional, e no sentido de fazer face à infeção COVID-19, as autoridades regionais e nacionais competentes emanaram um conjunto de orientações e diretivas para todas as instituições de ensino superior, de forma a minimizar e criar constrangimentos à propagação do Novo Corona Vírus – COVID 19. 

 

As atividades letivas e não letivas presenciais no ISAL - INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS, no ano letivo de 2020/2021, que urge estimular e garantir, devem ser alvo de medidas concretas, designadamente medidas de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19 que devem ser consideradas em todos os espaços, incluindo áreas e espaços de ocupação livre, assim como salas de aula, biblioteca e laboratórios. 
Devem ainda ser alvo de atenção todas as condições para a realização de estágios pelos estudantes fora das instalações do ISAL.

 


O ISAL preparou um plano que contempla as principais atividades a desenvolver no decorrer do ano letivo de 2020/2021, articulando as decisões estratégicas do ISAL e bem como as orientações e diretivas emanadas pelas autoridades competentes:

 

Ano letivo 2019/2020

Época Suplementar de Exame COVID 19

Exames: das Unidade Curriculares de 2º. 4º e 6 semestre

Período de Inscrição: até 30 de outubro de 2020

Realização das provas18 a 30 de novembro de 2020

Emolumentos: Igual ao da Época Trabalhador-Estudante

Comunicado - 16 de março de 2020

No seguimento das decisões anteriores, informamos que o ISAL estará a funcionar com horários reduzido até às 19h, durante a semana e ao sábado encontra-se encerrado.  Em caso de ser necessário contactar o ISAL, agradecemos que use a linha telefónica 291 705 705 ou através dos e-mails: ivone@isal.pt; libia@isal.pt ou salomao.faria@isal.pt.   

Comunicado - 13 de março de 2020

Face aos novos desenvolvimentos e decisões governamentais e numa perspetiva de prudência e prevenção quer dos docentes/discentes, parceiros institucionais e população em geral,  a Direção do Instituto Superior de Administração e Línguas, deliberou suspender as atividades letivas presenciais, a partir de segunda-feira dia 16 de março, pelo período de duas semanas. 
De forma a minimizar o impacto da decisão na aprendizagem dos alunos, estão a ser desenvolvidos mecanismos para que as aulas sejam asseguradas por videoconferências ou sistemas à distância.
As iniciativas de outras naturezas continuam canceladas até ao final do presente mês, tais como, ‘workshops’, seminários ou outros eventos. As medidas serão revistas periodicamente de acordo com as diretivas e sugestões governamentais. 
No decurso do dia de hoje, será igualmente decidido com os parceiros Institucionais, a forma de proceder quanto aos estágios curriculares já em curso.
 

                                                                            

Ação de esclarecimento sobre COVID-19 no ISAL

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na sessão de esclarecimento sobre o Novo Coronavírus, COVID 19, no Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), no dia 04 de março. Uma sessão liderada pela médica especialista em Medicina Intensiva e também coordenadora do Coronavírus no SESARAM, Margarida Câmara.

Foi mais uma oportunidade para reforçar a informação sobre procedimentos básicos a adotar, perante a eventualidade de surgir um caso suspeito de COVID 19.

O público alvo desta ação de sensibilização para a prevenção do COVID 19 foram estudantes das Licenciaturas de Turismo e Organização e Gestão Hoteleira bem como profissionais que contactam próximo com turistas.

Para além do governante, marcou, também, presença a vice presidente do Instituto de Administração da Saúde, Bruna Gouveia que recomendou o uso da linha SRS 24Madeira, 800 24 24 20, em caso de dúvida relacionada com o COVID-19.

Contudo, existem 3 comportamentos básicos, relembrados na sessão, que podem reduzir  o risco de transmissão, a saber:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
  • Cumprir a etiqueta respiratória;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes, que apresentem sintomas respiratórios.